Relatório de Sustentabilidade 2017 – 2018 Clientes e Produtos Inovação e Tecnologia

(GRI 103-1, 103-2, 103-3: Inovação e Tecnologia)

inovação e tecnologia

que transformam

A inovação faz parte de nosso propósito – “Innovation that excites” – e está diretamente relacionada à competitividade da Nissan, ganho de mercado e atração e retenção de clientes. Assim, buscamos o desenvolvimento de tecnologias disruptivas tanto para novos produtos quanto para nossos processos produtivos. Entre as inovações e tecnologias voltadas à eletrificação de veículos está o sistema e-Power, que usa um pequeno motor a combustão para gerar energia elétrica para um sistema de baterias, que alimenta um motor elétrico responsável por impulsionar o veículo.

Para promover a mobilidade elétrica, participamos de fóruns para elaboração de políticas de eletromobilidade no Brasil e na América Latina, além de desenvolvermos projetos em cooperação com universidades e institutos de pesquisa. Em 2018, estruturamos o EV Steering Committee, comitê criado com o objetivo de coordenar as atividades para o lançamento do Nissan Leaf no Brasil. O grupo, que se reúne mensalmente, é formado por representantes de diversas áreas técnicas e de negócios.

Saiba mais sobre o Nissan Leaf neste link.

(GRI 103-1, 103-2, 103-3: Inovação e Tecnologia)

Uma nova maneira de fazer

O tema da inovação nos processos de manufatura vem ganhando força na Nissan. Em 2017, o movimento foi impulsionado com a realização de workshops para a definição do Want To Be Condition (W2B) elaborado a partir melhores práticas de plantas da Aliança e outras plantas da Nissan que, inicialmente, está centralizado nas áreas de Controle de Produção e Gestão da Cadeia de Suprimentos. O foco inicial dessa iniciativa foi o mapeamento de processos críticos, como os de vendas e operação, manuseio de materiais na planta e controles internos na manufatura.

A partir de 2018, o W2B passou a incorporar temas relacionados à Indústria 4.0, tais como: simulação de processos produtivos via sistema dedicado, simulação de cenários de produção para rápida tomada de decisão e robotização de atividades repetitivas. Também foram realizados investimentos com objetivo de mapear as necessidades de melhoria em processos estratégicos para logística.

W2B é um processo utilizado nas unidades da Nissan com os objetivos de determinar onde a organização quer chegar no longo prazo, através da reflexão sobre a situação atual do negócio e a situação ideal, e de definir as ações a serem realizadas para que se alcance esse ponto.

O mapa da tecnologia na produção

Em 2018, elaboramos um roadmap, tendo como base o W2B, com projetos que têm influência direta no desempenho de cada área da produção, com impactos em ganho de performance, redução do uso de papel, controles internos para redução de paradas de linha e monitoramento online de equipamentos, entre outros.

Comitês bimestrais com a participação da Diretoria Executiva acompanham os resultados e status dos projetos na NBA. No monozukuri, também realizamos eventos quadrimestrais, para levantamento de necessidades, palestras sobre novas tecnologias e melhores práticas e sessões de Design Thinking.

No 1º Workshop de Inovação realizado na fábrica de Resende, em 2018, apresentamos metodologias de Design Thinking e do Agile – ambas muito utilizadas pelo ecossistema de startups – para diretores, gerentes e coordenadores das áreas de apoio do monozukuri, como Planejamento e Controle de Produção, Engenharia de Processos, Engenharia Industrial e Cadeia de Suprimentos. Essas metodologias contribuirão para o desenvolvimento de projetos, como são o de movimentação inteligente de peças, rastreamento de embalagens, entre outros.

O que vem por aí...

Em 2019, para reforçar ainda mais as iniciativas de inovação e tecnologia, criamos uma nova estrutura organizacional na NBA. Nosso próximo passo é consolidar a transformação da cultura voltada à inovação entre as pessoas na companhia.

(GRI 1031, 1032, 1033: Mobilidade Urbana Inteligente)

Mobilidade urbana inteligente

Considerando a realidade nas grandes cidades brasileiras, a melhoria da mobilidade urbana traz impactos positivos significativos na qualidade de vida das pessoas que moram em grandes centros urbanos. Queremos ser parte da proposição de soluções para a melhoria desse aspecto na sociedade e é esse desejo que tem nos movido para o desenvolvimento de tecnologias e ampliação dos recursos oferecidos por nossos produtos.

Por meio da Nissan Intelligent Mobility – a visão de futuro da companhia – queremos que os carros deixem de ser apenas meios de transporte, mas parceiros, que possam estar melhor integrados na sociedade, mais conectados, gerando mais benefícios para as pessoas. O conceito, que tem foco em três pilares (segurança, redução de emissões e conectividade), prevê o uso de tecnologias inteligentes que mudam a forma como os carros são alimentados, impulsionados e integrados à sociedade, promovendo experiências de condução mais emocionantes, seguras e conectadas.

O ícone dessa nova abordagem é o Nissan Leaf e o Nissan Kicks está entre os primeiros modelos disponíveis no Brasil a integrar o conceito. Resultado de avançados processos de engenharia e manufatura, o Kicks conta com itens tecnológicos que buscam o equilíbrio entre desempenho e economia de combustível.

Saiba mais sobre o Nissan Intelligent Mobility

Na rota do carro elétrico no Brasil

O Nissan Leaf é o carro elétrico mais vendido no mundo. Mas ele vai além, e possui uma tecnologia inovadora que permite “devolver” energia à rede ou alimentar outros dispositivos. Temos participado constantemente de fóruns e discussões com o Governo Federal acerca da infraestrutura para suportar a frota de carros elétricos no Brasil.  Em 2017 e 2018, trabalhamos para adaptar a nova geração desse modelo ao mercado brasileiro e atender a todos os tipos de cliente, já que os primeiros testes no país foram feitos com taxistas apenas. Como parte das adaptações, será oferecido como um padrão, junto com o veículo (não como um opcional), um kit de hardware de carregamento. A pré-venda da nova geração do modelo Leaf começou em 2018 e os carros serão entregues em 2019.

Saiba mais sobre Nissan Leaf

 

(GRI 1031, 1032, 1033302: Energia)

Foco na produção de veículos ecoeficientes

Desde o ano 2000, quando nos instalamos no Brasil, concentramos nossa estratégia na produção e a comercialização de veículos de alto valor agregado e qualidade reconhecida no mercado. Isso implica a fabricação de produtos ecoeficientes, que contribuam para a redução de impactos ambientais, como a emissão de poluentes e o consumo de combustível. Para isso, empregamos tecnologia de ponta em todas as fases da linha de produção em nossa fábrica, no município de Resende (RJ).

Veja mais no capítulo Meio Ambiente

Com foco na eletrificação, a Nissan, globalmente, tem buscado cada vez mais o desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos. O sistema E-Power, por exemplo, é uma tecnologia inovadora de propulsão amigável ao meio ambiente. Ele usa um pequeno motor a gasolina para gerar eletricidade para alimentar um motor elétrico, que é o responsável por mover as rodas do carro. Assim, o veículo tem tração 100% elétrica. Como resultado, o sistema proporciona mais autonomia (34 quilômetros com um litro de gasolina), aceleração potente, funcionamento silencioso e eficiência energética 30% maior que carros equipados com motores convencionais a gasolina. A tecnologia está disponível no modelo compacto Nissan Note, campeão de vendas no Japão em 2017 e premiado pelo Centro de Conservação de Energia do Japão pela sua contribuição na redução das emissões de CO2 naquele país.

NISSAN BRASIL Relatório de Sustentabilidade 2017 - 2018