Relatório de Sustentabilidade 2017 – 2018 Mundo Nissan

(GRI 205-2)

cuidado estendido à

cadeia de valor

Para garantir que nossa cadeia de valor compartilhe dos mesmos princípios éticos da Nissan, demos início, em 2018, a um programa de monitoramento de empresas terceiras, com o lançamento de um Código de Ética para esse público, e comunicação de políticas e procedimentos de combate à corrupção, incluindo a divulgação do canal de denúncias. Cláusulas anticorrupção fazem parte dos contratos com fornecedores e com concessionárias, com as quais estamos iniciando um processo de monitoramento de riscos de compliance e elaborando um Código de Ética específico.

Em agosto de 2018, durante a conferência LATAM Alliance Suppliers Convention, em São Paulo, que reúne fornecedores e executivos da Nissan para abordar temas relacionados à estratégia da empresa, levamos tópicos de ética e compliance para o fórum, reforçando nossa mensagem junto a esse público. Em 2018, também realizamos palestra sobre compliance durante reunião com fornecedores da Nissan e da Renault, em São José dos Pinhais, que contou com a participação de 70 empresas.

(GRI 205-2)

Speak Up

Incentivamos nossos colaboradores a reportarem qualquer desvio de conduta e comportamento para a liderança e também disponibilizamos o Speak Up, canal de denúncias desenvolvido para relatar, de forma segura e confidencial, atividades que estejam em desacordo com as leis, a ética, as políticas e procedimentos da Nissan.

Em 2018, foram registradas 270 manifestações, frente a 166 em 2017, em toda a América Latina. O aumento de 63% no registro pode estar atribuído ao crescimento da organização, à maior divulgação e credibilidade do canal e à sensibilização dos colaboradores sobre a temática do compliance, em virtude da intensificação de iniciativas de comunicação e treinamento. Do total de denúncias, cerca de 70% dos casos, em geral, são procedentes, o que evidencia a qualidade das informações fornecidas pela ferramenta e o entendimento dos colaboradores sobre seu propósito. Eventuais incidentes de corrupção confirmados são avaliados e encaminhados para resolução pela Nissan do Brasil.

Canal Speak Up:
http://www.speakupnissan.com/. Para atendimento via telefone no Brasil o número é 0800-892-0753.

(GRI 205-3)

Incidentes de corrupção e ações tomadas

2017 2018
Nº total Natureza dos incidentes Ações tomadas pela organização Nº total Natureza dos incidentes Ações tomadas pela organização
Incidentes de corrupção confirmados 4 Conflito de Interesse Medida disciplinar e melhoria de processos relacionados 6 Conflito de Interesse Demissão e revisão do processo de contratação/ melhoria do processo
Incidentes de corrupção em que colaboradores foram demitidos ou advertidos 1 Vantagens indevidas solicitadas por colaborador a fornecedor Demissão e revisão de contratação do fornecedor 2 Vantagens indevidas solicitadas por colaborador a fornecedor Demissão e revisão de contratação do fornecedor
Incidentes em que foram cancelados/ não renovados contratos com parceiros 1 Transferência incorreta de peças internamente Melhoria de processos relacionados 2 Fraude documental Fim do vínculo contratual com parceiro comercial/ notificação extrajudicial e melhoria de processo para evitar reincidência
Casos legais públicos contra a organização ou seus colaboradores Não houve incidentes

Métricas e monitoramento

Para garantir nosso desempenho, monitoramos indicadores de compliance e definimos metas como a implantação do projeto de avaliação de terceiros e a participação de mais de 90% dos colaboradores da Nissan do Brasil nos treinamentos. Adicionalmente, utilizamos informações extraídas das pesquisas de clima global para aprimorarmos nossa gestão sobre o tema.

No BSC (sigla em inglês para Balanced Scorecard, a metodologia de Indicadores Balanceados de Desempenho) da organização, as métricas e objetivos do negócio, que são desdobrados do Chairman América Latina para os outros níveis de liderança, incluem indicadores de ética e conformidade.

O que vem por aí

Os próximos passos para a consolidação do Programa de Compliance na Nissan envolvem a conclusão do mapeamento de riscos e controles internos das áreas até 2020 e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados. Em curto e médio prazos, a implantação de um sistema de monitoramento de riscos de compliance e controles automatizados com inteligência artificial para monitorar indícios de fraude e corrupção e a disponibilização de treinamentos por meio de aplicativos de celular também estão entre as metas.

Sustentabilidade fundamenta nossa atuação

O biênio 2017-2018 foi um marco na evolução da sustentabilidade na Nissan. Revisamos nossas diretrizes de atuação nessa área com o objetivo de colaborar de forma ainda mais ativa para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Essa temática, desdobrada em três pilares – Meio Ambiente, Social e Governança -, guia nossa atuação e fundamenta, ao lado da ética e das pessoas, o planejamento estratégico da Nissan do Brasil para os próximos anos.

O relançamento global da estratégia de sustentabilidade – Nissan Sustainability 2022 – integra o plano estratégico global de médio prazo da companhia. Considera a convergência com práticas já adotadas, como as premissas do programa ambiental global Nissan Green Program (veja na página Meio ambiente) e introduz novos elementos, como o conceito de mobilidade inteligente (veja na página Produtos e clientes).

Em 2017, foi criada a área de Sustentabilidade da Nissan do Brasil, reforçando a importância do tema como um conceito transversal na companhia. Ao dar suporte e visibilidade às ações relacionadas à sustentabilidade dos outros departamentos, a área contribui para o engajamento de todos os colaboradores no tema.

– MEIO AMBIENTE – 

Sinergia entre pessoas, veículos e natureza

Sob o guarda-chuva do Nissan Green Program (NGP), programa ambiental global que determina a visão de longo prazo da empresa, a Nissan do Brasil adota padrões para preservar os recursos naturais em suas operações e reduzir os impactos ambientais gerados pelo processo produtivo.

– SOCIAL – 

Respeito a todos

A atuação social da Nissan do Brasil está focada em gerar ainda mais impactos positivos para os diversos públicos com os quais ela se relaciona. Esse pilar direciona iniciativas relacionadas a segurança no trânsito, diversidade e inclusão, educação ambiental e mobilidade inteligente, impacto socioambiental, cadeia de valor, entre outras.

– GOVERNANÇA –

Atividades empresariais éticas, justas e transparentes

Contempla a melhoria da governança corporativa por meio de sistemas robustos de compliance, para colocar em prática uma gestão e controles mais consistentes.

(GRI 102-40)

Engajamento de stakeholders

Buscando estabelecer e manter o diálogo envolvendo a sociedade e outros públicos de interesse, o engajamento com os stakeholders faz parte da nossa atuação e é considerado um ponto fundamental nos nossos processos decisórios. Veja como ocorre essa interação, considerando cada grupo de público de relacionamento:

Clientes
Contato por meio do serviço de atendimento ao cliente, concessionárias, site, exposições, salões de automóveis, eventos, pesquisas de satisfação, site, mídia (TV, impressa e mídias sociais), serviços de manutenção dos veículos e mala direta.
Colaboradores
Contato direto com as lideranças, newsletter semanal, jornal mural, intranet, TV interna e eventos.
Fornecedores e concessionárias
Contato direto, divulgação de boletins com valores e diretrizes corporativas, realização de fóruns e convenções, reuniões de negócios e portal específico no site.
Governos, associações da indústria e parceiros de negócios
Contato direto entre autoridades, dirigentes e porta-vozes, realização de pesquisas e projetos em conjunto e participação de testes, grupos de trabalho e eventos.
ONGS e associações sem fins lucrativos
Contato direto, apoio financeiro a atividades filantrópicas e projetos sociais, eventos, parcerias, doações e atividades de socorro e suporte em momentos de desastres.
Comunidades locais
Contato por meio de doações, atividades, parcerias, apoios, ações de voluntariado e projetos do Instituto Nissan, visitas à fábrica em Resende (RJ), patrocínios a eventos locais e apoio a campanhas de conscientização de segurança no trânsito.
Gerações futuras
Contato por meio de programas apoiados pelo Instituto Nissan, visitas à empresa, oficinas oferecidas por voluntários, eventos e site.
Mídia
Contatos proativos feitos pela equipe de Comunicação Corporativa, divulgação de press releases, sala de imprensa no site, realização de coletivas de imprensa e outros eventos, além de atendimento às demandas da imprensa.

Eventos são oportunidades de diálogo e conscientização

Um dos principais eventos do setor automotivo no Brasil, o Salão do Automóvel de São Paulo, levou mais de 80 mil pessoas ao estande da Nissan na edição de 2018. A movimentação do público, que interagiu com diversas tecnologias automotivas, foi um importante termômetro para mostrar que estamos conseguindo mostrar ao público brasileiro os conceitos da visão Nissan Intelligent Mobility – NIM (ver Produtos e Clientes), que tem como objetivo transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade.

Outra oportunidade de disseminação de conhecimento sobre a mobilidade urbana inteligente, além de questões envolvendo cidades tecnológicas e segurança no trânsito, foi o Nissan Future, evento para jornalistas realizado no início de 2018.

Veja em nosso site todos os destaques do Salão.

(GRI 102-44, 102-47, 102-49)

Temas materiais

Os 12 temas materiais resultantes desse processo foram validados pela presidência da NBA e pela Diretoria Regional de Sustentabilidade LATAM e serão a base da gestão e do relato de sustentabilidade da NBA a partir de agora.

Gestão de resíduos: reduzir, reutilizar, reciclar

Ecoeficiência do produto

Inovação e tecnologia

Ética, prevenção à corrupção e fraude

Gestão de Emissões

Satisfação dos clientes

Gestão de fornecedores

Diversidade e inclusão

Atração e retenção de talentos

Mobilidade urbana inteligente

Segurança, qualidade e conformidade dos produtos

Responsabilidade socioambiental nas comunidades

(GRI 102-47)

Limite dos impactos dos temas materiais

A partir das consultas realizadas, foram identificados onde os impactos relacionados a cada tema material podem ocorrer ao longo da cadeia de valor. Adicionalmente, buscou-se compreender a relação da companhia com esses impactos, ou seja, se a empresa causa os impactos por meio de suas operações (‘causa’) ou se está envolvida indiretamente com os impactos por meio de suas relações comerciais (‘contribui’). O resultado do limite dos impactos está indicado no Anexo 1, ao fim deste relatório.

NISSAN BRASIL Relatório de Sustentabilidade 2017 - 2018