Relatório de Sustentabilidade 2017 – 2018 Meio Ambiente  Nosso Desempenho

(GRI 4032)

Cuidar das pessoas é

cuidar do nosso futuro

saúde e a segurança das pessoas são essenciais para a Nissan. Por isso monitoramos taxas de acidentes, calculadas de acordo com a norma NBR 14280, tanto dos colaboradores próprios quanto terceiros.

Até 2017, as ocorrências eram divididas entre “Acidentes com Afastamento” e “Primeiros Socorros”. Para que as mesmas sejam tratadas de maneira ainda mais criteriosa, a partir de 2018 foram adotados os seguintes conceitos: A1 – Acidentes com afastamento, A2 – Acidente com restrição laboral, A3 – Primeiros socorros e A4 – Quase acidente.

Com o início do segundo turno no Complexo Industrial de Resende, houve aumento expressivo do número de colaboradores. No entanto, apesar de um correspondente aumento no número de ocorrências no período, houve redução das taxas de acidentes com afastamento (de 14,68 em 2017 para 10,59 em 2018), o que reforça o comprometimento do time com a segurança.

(GRI 103-1, 103-2, 103-3 –404: Treinamento e Educação)

Referência em Segurança e Saúde

O cuidado com nossos colaboradores foi reconhecido em 2017 pelo Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador. Garantimos o tricampeonato consecutivo por ações praticadas no Complexo Industrial de Resende, onde é desenvolvido o projeto “Braço Amigo”, vencedor na categoria “Corte e Abrasão”. A Nissan ainda ficou no pódio em outras duas categorias: Proteção Térmica e Proteção Química, respectivamente segundo e terceiro colocados em suas disputas.

O Prêmio, de reconhecimento global, acontece anualmente desde 2011 e esta foi a terceira participação da Nissan. Nas edições anteriores, em 2016 e 2015, a companhia conquistou o primeiro lugar da categoria (Corte e Abrasão).

O programa “Braço Amigo” desenvolveu uma estratégia de prevençãorelacionada à proteção dos membros superiores, mitigando ocorrênciasenvolvendo os braços e contribuindo para o objetivo de zero acidente comafastamento de colaboradores da Nissan.

(GRI 103-1, 103-2, 103-3 – 405: Diversidade e igualdade de oportunidade, 405-1)

Multifuncional, multicultural e aberta à diversidade

O compromisso contínuo com a diversidade está no foco da gestão de pessoas da Nissan. Investir em um ambiente inclusivo, com igualdade de oportunidades, contribui para a pluralidade de experiências e ideias, melhoria no clima e engajamento da organização. Dessa forma, gera também maior rentabilidade e qualidade dos produtos.

Cientes de nosso papel nas regiões em que atuamos, temos iniciado diferentes iniciativas, ainda embrionárias, mas que caminham para a consolidação de uma estratégia voltada à diversidade. Exemplos disso são a criação de um grupo de trabalho multifuncional para promoção da diversidade – GT de Diversidade em 2019 para discussão de temas específicos e da estratégia de diversidade e a realização do evento Woman Talks, no Rio de Janeiro e São Paulo. Também procuramos garantir nossa participação em fóruns automotivos sobre o tema.

A criação do Programa Diversidade e Inclusão é outra frente de ação que tem contribuído com discussões sobre a diversidade e a definição dos caminhos a seguir pela Nissan. Para o período de 2019-2020, possuímos metas atreladas à ampliação da presença de pessoas com deficiência nas nossas operações, em linha com nosso compromisso de cumprimento de cotas para a contratação de PCD e aprendizes¹. Nos últimos anos, temos trabalhado para garantir as cotas estabelecidas por lei e também na definição de políticas e programas abrangentes sobre o tema.

1- Por meio do programa Aprendiz em Família, nossos colaboradores podem sugerir familiares para o processo de seleção. Os jovens selecionados podem escolher entre três opções de cursos: Operador de Produção (Retoque), Eletricista de Manutenção Industrial com Assistente Mecânico e Administrativo. Todos são oferecidos em parceria com o Senai e a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu).

Todos comprometidos

Mesmo sem o estabelecimento de parâmetros fixos para a contratação de diferentes grupos sociais, etários, étnicos e de gênero, nossa liderança executiva é comprometida com a manutenção da diversidade em todas as unidades da empresa e isso se manifesta nos períodos de seleção, por meio dos processos internos. Em relação ao gênero, ainda se observa uma preponderância de homens na equipe. Temos feito esforços constantes para superar barreiras nesse sentido, como a dificuldade de encontrar candidatas disponíveis para o segundo turno de produção, iniciado no fim da tarde e finalizado à noite. Ainda assim, a empresa está sempre atenta a oportunidades para incluir mais mulheres na operação.

NISSAN BRASIL Relatório de Sustentabilidade 2017 - 2018