Como fazemos  Governança, riscos e compliance 

governança

riscos e compliance

A gestão de riscos e a estrutura de compliance ganhou mais robustez com a criação dos departamentos de Governança e de Riscos & Compliance, em 2017. A estrutura, denominada GRC, tem autonomia em sua atuação e seu diretor reporta diretamente para o Chairman da Nissan América Latina e para a Diretoria Global de Compliance e Auditoria Interna.

O Modelo de Três Linhas de Defesa adotado distribui papéis e responsabilidades para identificar, prevenir e remediar os riscos em todos os níveis da operação. Os colaboradores – que representam a primeira linha de defesa – são responsáveis por garantir que seu escopo de trabalho esteja em conformidade com regras internas e legislações em cada país que atuamos. A Nissan incentiva esse público a exercitar o senso crítico e a avaliar oportunidades de melhorias em processos e controles em suas áreas. Ao encontrarem falhas e desvios de conduta, são orientados a comunicar a liderança ou, em alguns casos, a procurar o Recursos Humanos ou Compliance ou até mesmo utilizar o canal Speak Up (ver texto clicando aqui).

(GRI 103-1, 103-2, 103-3: 205 – Anticorrupção)

Programa de

Compliance

A condução de negócios de forma ética está expressa nos posicionamentos institucionais, políticas e procedimentos e é um tema atrelado a riscos e impactos que podem afetar a reputação da marca Nissan. Nossa gestão é orientada para práticas contra suborno, fraude, corrupção e desvios de conduta de nossos colaboradores, liderança e parceiros de negócio.

Também endossamos voluntariamente compromissos externos, como o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção. (GRI 102-12)

Em 2017, o Programa de Compliance da companhia foi expandido e reorganizado em 10 pilares (ver figura a seguir). Tem como pontos fortes a cultura organizacional, responsável pelo alinhamento sobre valores e princípios éticos entre nossos colaboradores, parceiros, rede de concessionárias e fornecedores; a gestão de riscos, que mapeia, define regras e monitora o seu cumprimento; e o direcionamento e envolvimento da alta liderança com o tema, que dá o exemplo a ser seguido.

No biênio 2017-2018, importantes políticas internas foram implementadas na Nissan América Latina, reforçando nossa orientação para a atuação ética. São elas: Antitruste, Anticorrupção e Lavagem de Dinheiro; Oferecimento e Recebimento de Presentes e Entretenimento; e Relacionamento com Agentes Públicos.

Saiba mais

Ethics Day: anualmente, promovemos o Ethics Day entre nossos colaboradores, uma oportunidade para que os líderes conduzam o tema junto a suas equipes, em todas as unidades. O evento é realizado desde 2017 nas subsidiárias da Nissan América Latina, e tem como referência o Dia Mundial Anticorrupção definido pela Organização das Nações Unidas (ONU): 9 de dezembro.

Pilares do Programa de Compliance Nissan América Latina

1

Tone at the top: envolvimento da alta liderança

2

Comitês de Compliance: Regional (trimestral) e Global (semestral), compostos por executivos da alta liderança

3

Avaliação de Riscos: avaliação dos riscos de compliance atrelados ao negócio

4

Políticas: regras da Nissan América Latina para parametrizar o negócio

5

Conheça nosso parceiro: avaliação de parceiros de negócios para identificar quais compartilham dos valores da Nissan e evitar desvios de compliance que possam ter a Nissan como corresponsável

6

Monitoramento e controle: avaliação de processos e transações, monitorando fragilidades identificadas como riscos de compliance

7

Speak Up: canal de dúvidas e denúncias da companhia

8

Investigações internas: feitas para avaliar denúncias reportadas

9

Educação e treinamento: campanhas e treinamentos que ajudam a disseminar a cultura orientada para compliance

10

Código de Ética e Conduta: princípios fundamentais de ética na companhia que devem ser seguidos por todos

(GRI 205-2)

Alinhamento em comunicações e treinamentos

Iniciativas de comunicação e treinamento são fundamentais para o engajamento do público interno a fim de garantir a atuação baseada em princípios éticos. Temos como meta atingir mais de 90% dos colaboradores da Nissan do Brasil em treinamentos sobre compliance e sessões onboarding (integração) para orientação de novos colaboradores e executivos.

Todos os membros da Diretoria Executiva, o mais alto órgão de governança da NBA, foram comunicados em políticas e procedimentos de combate à corrupção em 2017 e 2018. As comunicações também foram feitas a 100% dos gestores nas funções de gerência e chefia/coordenação no período, que têm a responsabilidade de cascatear as informações para suas equipes, incluindo temas relevantes relacionados à matriz de riscos.

No biênio 2017-2018, foram realizadas 58 sessões de onboarding, com o total de 571 colaboradores treinados. No período, foram lançados novos treinamentos, alguns deles relacionados às novas políticas instituídas na companhia: Presentes e Entretenimento; Antitruste; Anticorrupção e Lavagem de Dinheiro (em substituição ao treinamento Antissuborno e Controle de Exportação); Segurança da Informação; Delegação de Autoridade e Código de Conduta Global.

(GRI 205-2)

Treinamentos em políticas e procedimentos de combate à corrupção¹ 

% de colaboradores treinados​
2018 2019
Código de Ética 99% 94%
Conflito de Interesses 75% 92%
Antissuborno e Controle de Exportação 64%
Presentes e Entretenimento
Antitruste 97%
Segurança da Informação 97%
Delegação de Autoridade 93%
Anticorrupção e Lavagem de Dinheiro 91%
Código de Conduta Global 91%

¹ As informações são monitoradas para todas operações NBA. Os treinamentos são aplicáveis a todos os níveis hierárquicos. Cada diretor é responsável por monitorar a realização dos treinamentos da sua equipe.

NISSAN BRASIL Relatório de Sustentabilidade 2017 - 2018