Relatório de Sustentabilidade 2017 – 2018 Sociedade Cadeia de Fornecimento

(GRI 102-9)

Nossa cadeia

de fornecimento

Para a Nissan, disseminar valores e princípios éticos aos parceiros é fundamental para garantir práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor. Entre as medidas que adotamos na gestão de fornecedores estão:

• O Alliance New Product Quality Procedure – ANPQP: procedimento que abrange as atividades de garantia de qualidade exigidas para aquisição de uma nova peça, inclusive a proibição do uso de substâncias de impacto ambiental negativo;
• A solicitação do atendimento aos requisitos da especificação técnica IATF 16949: norma de sistema de gestão da qualidade para o setor automotivo;
• A inserção de cláusulas anticorrupção nos contratos;
• A divulgação do canal de denúncias;
• O lançamento de um Código de Ética.

(GRI 102-9)

Quem são nossos fornecedores

1.300 fornecedores diretos e indiretos, a maioria localizada no Brasil, integrando o processo de produção do Nissan Kicks, Nissan Versa e Nissan March

Indústrias, distribuidores, importadores, desenvolvedores e microempresas

A planta de Resende possui cerca de 150 fornecedores diretos na produção de peças ou serviços para o processo produtivo

Grande parte desse trabalho envolve mão de obra intensiva como montagem, validação de qualidade e design

(GRI 102-10)

Linha de produção ampliada

Nos últimos dois anos, especialmente com o início da produção do Nissan Kicks na fábrica de Resende, a cadeia de fornecimento foi impactada positivamente com a introdução de novos equipamentos, a instalação de linhas adicionais de montagem, que demandaram um adicional de cerca de mil peças, e a operação em dois turnos. Para este processo, foram contratados mais de 80 novos fornecedores. Veja mais sobre a ampliação das atividades na fábrica de Resende em Segundo turno com força total

(GRI 103-1, 103-2, 103-3 – 308: Avaliação ambiental de fornecedores; 414: Avaliação social de fornecedores)

Valores compartilhados

A gestão de cadeia extensa de fornecedores para nossas operações demanda o monitoramento de impactos reais e potenciais, para que possamos minimizar ou mitigar os negativos e potencializar os positivos.

Fornecedores e parceiros estão submetidos às mesmas regras de conduta e transparência da Nissan e, nos contratos assinados desde 2016, já constam cláusulas baseadas no novo Código de Ética e na Política de Compliance adotados pela companhia. As empresas também se comprometem a não participar de atividades que envolvam práticas trabalhistas abusivas, como as análogas ao trabalho escravo e/ou infantil.

Além disso, também divulgamos o Renault-Nissan CSR Purchasing Guidelines, que visa incentivar nossos fornecedores a rever suas atividades corporativas do ponto de vista da Responsabilidade Social e tomar medidas claras para melhorar ainda mais sua governança e desempenho em temas como compliance, saúde e segurança, direitos humanos e do trabalho e meio ambiente.

A oportunidade de priorizar fornecedores locais, contribuindo com a geração de emprego e renda para a comunidade, é um exemplo de impacto positivo. Entre os principais impactos negativos potenciais estão a interrupção do serviço por não cumprimento de requisitos legais, penalidade jurídica por corresponsabilidade, danos ambientais e sociais em etapas de extração de matérias-primas e impactos à imagem e à marca Nissan.

(GRI 103-1, 103-2, 103-3 – 308: Avaliação ambiental de fornecedores; 414: Avaliação social de fornecedores)

Avaliação e monitoramento

Nossos fornecedores passam por constante avaliação e, de acordo com a natureza do produto ou serviço prestado, representantes da área de Compras ou do setor responsável pela demanda podem visitar suas instalações para verificar se estão em conformidade com a legislação vigente.

No biênio 2017-2018 implantamos o processo de Due Dilligence de compliance para os fornecedores da Nissan, que engloba a verificação de riscos dessa natureza (corrupção, lavagem de dinheiro, competência desleal, entre outros) antes da contratação de novos fornecedores ou renovações contratuais. Essa avaliação é feita em sinergia com a Renault (Aliança).

Em 2017, foi feita avaliação de riscos de compliance em 95 fornecedores e, em 2018, 201 empresas foram verificadas (GRI 414-1)

Constantemente, há troca de informações e treinamentos para o time de Compras, de forma a reduzir riscos relacionados a fornecedores. No biênio, nosso time de Compliance realizou palestras e treinamentos para mais de 300 fornecedores da Nissan do Brasil.

(GRI 308-1)

Meio ambiente por inteiro

Em 2017, conduzimos uma auditoria em 100% das empresas que representam alto risco para o negócio, instaladas no pátio de fornecedores, em Resende, com foco em licenças e passivos ambientais. Estamos amadurecendo esse processo de avaliação de riscos na companhia, que deve ter sua periodicidade revista a partir do próximo ciclo. O biênio 2018-2019 tem sido dedicado à implantação dos planos de melhoria que têm como objetivo endereçar os riscos expostos pelas não conformidades identificadas durante a auditoria realizada em 2017.

NISSAN BRASIL Relatório de Sustentabilidade 2017 - 2018