Relatório de Sustentabilidade 2017 – 2018 Mundo Nissan

mundo

nissan

(GRI 1021, 1022, 1025, 1027)

Quem somos

A Nissan do Brasil Automóveis (NBA) é uma empresa de capital fechado, subsidiária da Nissan Motor Company, Ltd., que fabrica e vende automóveis sob a marca Nissan.

Estamos no Brasil desde o ano 2000 e operamos com cerca de 180 concessionárias em território nacional. Nossa fábrica em Resende (RJ), inaugurada em abril de 2014, tem capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Nessa unidade, fabricamos os modelos Nissan March, Nissan Versa e Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V, de três cilindros, e 1.6 16V, de quatro cilindros.

Estabelecida na cidade de Yokohama, província de Kanagawa, no Japão, em 1933, a Nissan Motor Co., Ltd. fabrica veículos em 20 países e gerencia operações em seis regiões: Ásia e Oceania; África; Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina; e América do Norte. As 45 fábricas em todo o mundo produzem dezenas de modelos de veículos distribuídos para venda em mais de 6 mil concessionárias das marcas Nissan, INFINITI e Datsun.

Aliança

A Nissan é parceira da fabricante francesa Renault desde 1999 e adquiriu participação de 34% na Mitsubishi Motors em 2016. A RenaultNissanMitsubishi é hoje a maior parceria automotiva do mundo, com vendas combinadas de mais de 10,76 milhões de veículos em 2018.

(GRI 102-2, 102-7)

Nissan no mundo

Mais de

138 mil colaboradores

Produtos e serviços
em mais de

160 países

8 estúdios de Design

(Japão, Estados Unidos, Reino Unido, China, Brasil, Tailândia e Índia)

(GRI 1023, 1024, 1027)

Nossas operações no Brasil

  Sede (RJ, capital)

 Escritórios regionais (SP capital, São José dos Pinhais-PR)

  Resende (RJ) – fábrica com ciclo completo de produção, incluindo área de estamparia e unidades de injeção e pintura de peças plásticas; 1 armazém de peças; parque industrial com fornecedores de autopeças

  Jundiaí (SP) – Centro de Treinamento

(GRI 102-2, 102-6, 102-7)

Nossos veículos

Nissan March*

Nissan Versa*

Nissan Kicks*

Nissan Sentra

(produzido em Águascalientes, no México)

Nissan Frontier

(produzido em Córdoba, Argentina)

Nissan GT-R

(produzido no Japão e vendido sob encomenda)

Nissan Leaf*

*Produzidos na fábrica de Resende e disponíveis para venda no Brasil e para o mercado latino americano (Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, Paraguai e Uruguai)

(GRI 102-16)

Nosso jeito de ser

Temos globalmente a visão de enriquecer a vida das pessoas, fornecendo produtos únicos e inovadores que agreguem valor para todos os stakeholders. Isso só é possível com um time de colaboradores engajados com os valores da companhia. Ser multifuncional, multicultural; primar pela transparência; ter a paixão de um aprendiz; obter o máximo de rendimento com um mínimo de recursos; manter-se competitivo. Esses são os valores que sustentam o Nissan Way, o conceito que define o “Jeito Nissan de ser”.

Atuamos sob o lema global da companhia – “A força vem de dentro” -, que nos mostra que a força da Nissan vem do trabalho, da dedicação e da criatividade de cada um de nossos colaboradores. E que, juntos, com a paixão por fabricar e comercializar veículos de alta tecnologia e que tornam prazerosa a condução, estamos inovando o setor automotivo.

(GRI 1027, 1028)

No Brasil, nossas vendas totalizaram

78.724

unidades em 2017 e

97.512

unidades em 2018

Ao fim de 2018, nossa força de
trabalho no Brasil era composta por

2.428

colaboradores, 27,2% a mais do que os 1.909 em 2017

Nossas exportações totalizaram

18.473

em 2017

24.501

em 2018

Visão corporativa

Enriquecer a vida das pessoas.

Missão

A Nissan fornece produtos e serviços automotivos exclusivos e inovadores que oferecem valores mensuráveis superiores a todas as partes interessadas em aliança com a Renault.

Valores

1. Multifuncional, multicultural – Mostrar empatia por diferentes visões; estar aberto à diversidade.

2. Transparente – Ser claro e sincero, sem omitir e ocultar ações.

3. Aprendiz – Ser apaixonado. Aprender a cada oportunidade; criar uma organização que aprende.

4. Frugal – Alcançar o máximo de resultados com o mínimo de recursos.

5. Competitivo – Ser constantemente focado na competição e no benchmarking contínuo.

NISSAN BRASIL Relatório de Sustentabilidade 2017 - 2018