Relatório de Sustentabilidade 2017 – 2018 Meio Ambiente  Nosso Desempenho

(GRI 1031, 1032, 1033401: Emprego; 404: Treinamento e Educação)

O espírito

de um time

Enriquecer a vida das pessoas faz parte da visão corporativa da Nissan. E esse compromisso começa dentro de casa. Nossos colaboradores são fundamentais para construir uma empresa sustentável, inovadora e que cuida de seus clientes e parceiros. Por isso mesmo, priorizamos os investimentos em desenvolvimento profissional, treinamento e educação, a oferta de benefícios, qualidade de vida e segurança de nossas equipes, visando ao engajamento, à satisfação e à melhoria do desempenho.

A Nissan possui uma política de remuneração e benefícios alinhada aos objetivos estratégicos da empresa e voltada à atração e retenção de talentos. Além dos benefícios previstos pela legislação trabalhista, os colaboradores contam com plano de saúde e odontológico e previdência privada. O foco em saúde e qualidade de
vida é um diferencial da gestão, assim como a presença de Business Partners, os BPs, em todos os níveis e áreas da empresa, atuando como mediadores internos entre os profissionais, o RH e a liderança. Os colaboradores ainda têm à disposição o canal “Fale com o RH” (e-mail e telefone), para esclarecimento de dúvidas e informações sobre temas relacionados à área de Recursos Humanos.

(GRI 102-7, 102-8, 401-1)

“A força vem de dentro”

O slogan global da Nissan não é só uma frase. Ele reafirma que a nossa força vem do trabalho, da dedicação e da criatividade de cada um dos nossos colaboradores. Exemplo disso é a importância que eles têm no crescimento da companhia.

Nos últimos dois anos, a NBA passou por uma grande transformação em todos os seus processos, tanto na manufatura como nas estratégias comerciais. E essa transformação se viu refletida no aumento do número de colaboradores: 27% a mais de 2017 para 2018. Nosso crescimento se manteve e a taxa de rotatividade sofreu expressiva redução entre 2017 e 2018, variando de 36% para 22%.

Quem faz a Nissan do Brasil

Colaboradores próprios

1.582 (Homens) / 327 (Mulheres)  1.909

2.002 (Homens) / 426 (Mulheres) 2.428

2017

2018

(NBA5, NBA6)

Geração de valor

Em 2018, 72,2% dos nossos colaboradores residiam da Região Sul Fluminense, onde nossa fábrica está localizada. Além da priorização pela contratação local, temos como foco a promoção do desenvolvimento destas localidades por meio da contribuição com a arrecadação municipal. O pagamento de tributos é um exemplo, como o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), que é uma das principais receitas de um município.

Em 2017, a NBA contribuiu com 47% da receita de ICMS gerado no município de Resende (RJ). Os dados são da Secretaria da Fazenda. O resultado para o período de 2018 não estava disponível até a publicação deste relatório. 

Contratação local

 

70,6% 72,2

2017

2018

(GRI 103-1, 103-2, 103-3 –404: Treinamento e Educação)

Formação e desenvolvimento profissional

O nosso sucesso é resultado do desempenho de nossas equipes. E investir no desenvolvimento profissional é fundamental para continuar a construir a Nissan que queremos: multifuncional, multicultural, transparente, aprendiz, frugal e competitiva.

Para isso, mantemos uma série de programas focados na capacitação de diferentes níveis e na melhoraria tanto técnica, soft-skills e de gestão. Reflexos disso são os bons resultados na formação de sucessores e na retenção de talentos, principalmente na liderança. Muitos dos profissionais desenvolvidos no Brasil são direcionados para oportunidades em outras unidades da Nissan no mundo.

(GRI 103-1, 103-2, 103-3 –404: Treinamento e Educação)

Oportunidades a todos os públicos

Oferecemos oportunidades personalizadas de aprendizado, de acordo com o perfil do público, adequando às necessidades e campo de atuação de cada colaborador, com conteúdo relevante, próprio e dinâmico, facilmente aplicado no dia a dia. E reforçamos sempre que o principal responsável pelo seu desenvolvimento é o próprio colaborador.

Leadership Campus: programa de desenvolvimento da liderança direcionado aos gerentes e gerentes sêniores. Criado para garantir e impulsionar os planos de desempenho individual e coletivo do corpo de líderes.

Speed up: criado na Nissan do Brasil com o objetivo de preparar pessoas para posições de liderança.
São selecionados candidatos potenciais de toda a companhia, que participam de treinamentos formais de desenvolvimento e mentoring por líderes sêniores.

Escola de Liderança (Produção): voltado a colaboradores que trabalham na operação/produção (diretos e semidiretos). Tem o objetivo de dar oportunidade aos colaboradores para futuros cargos de supervisão, por meio de módulos voltados para a prática da função de supervisor.

Programa de Integração Novos Gerentes: dirigido aos novos gerentes, como forma de treinamento para inseri-los no ambiente de trabalho. Envolve as rotinas de manufatura e comerciais da companhia por meio de estágios nas duas áreas.

Nissan Talks: voltados a colaboradores indiretos, integram uma série de conversas inspiradoras com participação de palestrantes internos e externos sobre temas da atualidade e desenvolvimento de carreira.

Escolas Funcionais: treinamentos técnicos na função voltadas a todos os colaboradores por escola funcional (Planning Office, Administrativo e Financeiro, TCS, Marketing e Vendas, Pesquisa e Desenvolvimento, Corporativo).

Fábrica do Conhecimento: direcionado a colaboradores de Manufatura. Envolve cursos de capacitação com o objetivo de fortalecer conhecimentos nas diferentes áreas de atuação na companhia e no mercado automotivo.

Escola de Segurança: voltado a colaboradores diretos, envolve a capacitação e reciclagem de treinamentos obrigatórios exigidos pelas Normas de Segurança (NRs) para a liberação de execução de trabalhos específicos de risco nas áreas de produção.

Learning@Alliance: portal de e-learning para desenvolvimento de carreira. Conta com cursos desenvolvidos por especialistas em diversos
campos, treinamentos institucionais e soft skills (competências comportamentais que têm associação com relações interpessoais, em geral, baseadas na inteligência emocional).

Onboarding: treinamento para inserir novos colaboradores no ambiente de trabalho, com a finalidade de integrá-los de maneira natural, ágil e eficiente em suas novas funções e na empresa.

CoCriaRH: um momento proporcionado pelo RH para
o compartilhamento de preocupações, aspectos de melhoria e pontos positivos de trabalhar na Nissan, entre colaboradores de todos os níveis, dessa forma, criando junto a Nissan esperada por todos.

 

Na Nissan, o colaborador é o principal responsável pelo seu desenvolvimento

(GRI 404-1)

Treinamentos aplicados

Estamos empenhados em entregar treinamentos adequados e eficazes para nossos colaboradores, aumentando a oferta de cursos e workshops presenciais a cada ano. Em 2018, contabilizamos mais de 32 mil horas de treinamentos, uma média de 23 horas por colaborador.

 

Em 2018, nossa plataforma virtual de Aprendizagem Learning@Alliance somou mais de 5 mil horas de treinamentos

Segundo turno com força total

A prioridade dada pela Nissan à capacitação da equipe pode ser observada durante a seleção e treinamento dos 600 novos colaboradores do Complexo Industrial de Resende, admitidos para o início do segundo turno de produção da planta, em julho de 2017. A nova força de trabalho foi incorporada de forma gradativa, para que toda a equipe pudesse ser desenvolvida dentro dos nossos padrões globais de qualidade.

O que vem por aí

Para os próximos dois anos, além de seguir garantindo a formação e a atualização de 100% das atividades reguladas por lei, temos como objetivos fortalecer o programa de desenvolvimento de líderes em todos os níveis e ampliar nossa oferta de cursos virtuais de diferentes temáticas na nossa plataforma Learning@Alliance, disponível a todos os colaboradores.

NISSAN BRASIL Relatório de Sustentabilidade 2017 - 2018