Relatório de Sustentabilidade 2017 – 2018 Meio Ambiente Sinergia

Sinergia entre pessoas,

veículos e natureza

Meio ambiente é um dos pilares da sustentabilidade na Nissan. O Nissan Green Program (NGP), o programa ambiental que determina a visão de longo prazo da companhia, é um dos principais direcionadores de nossa atuação. Por meio do NGP, monitoramos aspectos como mudanças climáticas, dependência de recursos naturais, qualidade do ar e escassez hídrica. Suas metas se desdobram em quatro pontos principais, com o objetivo de promover a simbiose entre pessoas, veículos e natureza: a penetração do veículo com emissão zero, a expansão do veículo com eficiência de combustível, a minimização da pegada de carbono corporativa e a minimização do uso de recursos naturais em nossas operações.

Na fábrica em Resende (RJ), além da certificação ISO 14.001, podemos destacar algumas práticas sustentáveis como o aproveitamento da iluminação natural nas instalações, a manutenção do cinturão verde, o reuso de água no teste de lavagem dos carros, o reaproveitamento do plástico dos para-choques e o sistema de pintura otimizado e tinta à base de água, para citar alguns exemplos.

(GRI 103-1, 103-2, 103-3 – 305: Emissões; 306: Efluentes e resíduos)

Responsabilidade de todos

A Política do Sistema de Gestão Integrado da companhia traz direcionamentos para questões ambientais como redução na geração de resíduos, nas emissões e no consumo de recursos naturais, além da prevenção da poluição. O Procedimento Corporativo Ambiental é aplicável a todas as áreas e deve ser seguido por todos os nossos colaboradores e prestadores de serviço em todas as unidades da Nissan no Brasil, visando nortear as ações relacionadas a meio ambiente e garantir que as atividades sejam realizadas em conformidade com os princípios e diretrizes ambientais estabelecidos.

A visão do meio ambiente como um tema transversal na companhia ganhou força com a criação da área corporativa de Meio Ambiente em 2018, iniciativa resultante de um diagnóstico seguido de auditoria que apontou a necessidade de mais integração deste aspecto em todas as áreas da empresa. Assim, a área instrumentaliza e dá suporte aos demais departamentos.

Toda a gestão ambiental e seus resultados são acompanhados pela Diretoria da Fábrica de Resende por meio de reuniões mensais do Comitê de Segurança e Meio Ambiente. Também são realizadas auditorias internas e externas relacionadas à ISO 14.001 para verificação de conformidade e atendimentos aos requisitos de meio ambiente, às condicionantes de licença e aos requisitos legais aplicáveis.

Guia para as concessionárias

Garantir a atuação sustentável em toda a cadeia significa promover boas práticas também junto aos nossos concessionários, um desafio ampliado pela capilaridade: são cerca de 180 pontos em todo o país. Em 2018, finalizamos a elaboração do Manual de Sustentabilidade para as Concessionárias Nissan, como um guia para que todas as unidades possam inserir valor socioambiental em sua atuação junto aos seus públicos, em especial, os clientes. Instrumento orientador, o Manual aponta possibilidades e soluções viáveis capazes de contribuírem para a conscientização do setor automotivo em termos de boas práticas, gerando movimento positivo em prol do desenvolvimento sustentável.

Saiba mais aqui

(103-1; 103-2; 103-3 – 306: Efluentes e resíduos)

Reduzir, reutilizar e reciclar

A gestão de resíduos na Nissan abrange o processo produtivo e a vida útil do produto, com foco na redução de geração, reutilização e descarte adequado, principalmente de resíduos perigosos. Temos um procedimento para o Gerenciamento de Resíduos que engloba as etapas de segregação, classificação, manuseio, armazenamento, transporte e destinação final dos resíduos gerados pelas atividades desenvolvidas nas dependências da planta industrial de Resende.

Assim, damos foco a ações de coleta seletiva e, para garantir a destinação final adequada aos resíduos que são descartados, atendemos aos requisitos legais aplicáveis e trabalhamos somente com empresas homologadas pela área de Meio Ambiente.

(103-1; 103-2; 103-3 – 306: Efluentes e resíduos)

Em busca do Aterro Zero

A responsabilidade pelo gerenciamento de resíduos é da equipe de Meio Ambiente, que faz parte da Gerência de Manutenção e Utilidades. Os indicadores e metas ambientais da NBA são acompanhados mensalmente pela Diretoria da Fábrica, e em reuniões mensais com a matriz, no Japão, para apresentação dos resultados.

É a preocupação genuína com o meio ambiente e a sustentabilidade de nossas atividades a longo prazo que nos faz buscar continuamente o aumento da taxa de reciclagem para atingir o grande desafio do Aterro Zero.

Temos metas de redução da geração dos resíduos, bem como dos resíduos destinados para aterro. Para chegarmos à meta de Aterro Zero, temos adotado práticas como a melhoria da coleta seletiva, triagem dos resíduos, novas alternativas de destinação final e homologação de novos fornecedores. E também trabalhamos em ações de comunicação, em diversas oportunidades de diálogo que reforçam estas e outras mensagens relacionadas à conscientização ambiental, como os Diálogos Diário de Segurança (DDS).

Dia do Meio Ambiente: realizamos anualmente entre nossos colaboradores ações de conscientização no Dia do Meio Ambiente. Nas edições de 2017 e 2018, ações de reciclagem e coleta seletiva de lixo foram destaque.

NISSAN BRASIL Relatório de Sustentabilidade 2017 - 2018